Unhas - Mitos e verdades

Imagem/www.vishwagujarat.com
Eu já deixei crescer, quebrou, deixei novamente, quebrou tudo, roí, desisti.. Um dia coloquei unhas de fibra de vidro e atualmente elas nem sequer existem direito.
Tava eu observando minhas mãos e me lembrei que quando estava grávida, marquei uma consulta com uma dermatologista muito bem conceituada na minha cidade para ver umas manchas de rotina né? Aproveitei para questionar sobre esse problema que tenho sempre - unhas fracas - e perguntei algumas coisas que sempre tive curiosidade.
Como tenho uma memória de elefante, resolvi aqui no bloco de notas em tópicos e o que ouvi da própria profissional sobre.


Ao longo de nossas vidas, é comum ouvirmos histórias que os antigos diziam - receitas infalíveis simpatia, chá milagroso etc etc etc.. Todos compartilham algo que já ouviu da vovó, de uma tia e tal.. E sobre as unhas não poderia ser diferente.
Houve uma época que minha prima queria que as unhas crescessem e me lembro bem de uma tal base "milagrosa" com alho, base comum e creolina e na boa, não sei como aquilo não era radioativo.. Algumas vezes via meninas usarem incansavelmente unhas de tons escuros para que pudessem crescer mais rápido, inclusive EUZINHA acreditei nisso hahaha e o fiz. E o resultado? Obviamente nenhum. 
Pensando nisso, reuni as questões mais absurdamente relevantes sobre esses ensinamentos que os antigos passam em taaantas gerações e perguntei à linda Dra. com pele de pêssego.

"Pegar hepatite fazendo unhas? É possível?"
Com toda certeza.
OHH como assim em 2016 tem gente que acha que é boato?
Sério... Ainda se tem essa dúvida e a melhor maneira de se evitar isso é procurar manicures confiáveis com material devidamente higienizado e esterilizado. Hoje em dia com o crescimento da profissão e o surgimento das "esmalterias" é mais fácil você ter acesso a um estabelecimento onde a própria profissional abre os apetrechos estéreis na sua frente.

"Cortar as unhas ao invés de lixar faz com que elas fiquem fracas"
MENTIRA TOTAL.
O corte e o lixar nem compromete a saúde das unhas, até porque quando elas precisam de um capricho, a unha já se encontra fora da matriz e sendo assim já teve sua fase de crescimento. Bora cortar sem medo :)

"Deixa sem esmalte para a unha respirar"
MENTIRA.
De acordo com a linda dermatologista que questionei algum tempo atrás, a unha é feita por células mortas de queratina ENTÃO NEM EXISTE essa coisa de "respirar".
O que na verdade pode acontecer é acabar acontecendo um ressecamento na unha mas isso normalmente ocorre quando há uma esmaltação contínua e os esmaltes tem certos componentes nocivos como todas nós sabemos, daí o bom é tratar bem e de vez em quando deixar a unha se recuperar.

"Cutícula não se tira, na verdade você tem que empurrar...”.
Verdade
A função da cutícula é proteger nossas unhas, igual àquela história de retirar a pele que fica embaixo da unha... Fazer isso ajuda grandemente a contrair bactérias e ziquiziras bem sérias. Um salve pra micose :p
Eu não tenho esse hábito, então minhas cutículas são quase imperceptíveis, mas a Avon tem um creminho (Mira cuticle) que ajuda nessa tarefa :)

"Você é alérgica a esmalte? Passa uma base hipoalergênica e depois coloca um esmalte comum..."
NÃO FAÇA ISSO!
A base hipoalergênica nem garante uma barreira ou película na unha que vá impedir o contato com o tal esmalte comum na unha... Risco de causar uma alergia desnecessária né amiga?

"Pintar a unha com esmalte escuro deixam as unhas escuras"
Blá, é mentira.
Não é a cor que causa e sim algumas substâncias que compõem maioria dos esmaltes que achamos por ai. Quanto mais uso, maior será a pigmentação que a unha absorverá - inclusive tem alguns esmaltes vermelhos que eu já usei que me deixaram com as unhas bem amarelas. :(

"Os formatos das unhas influenciam no caso delas se lascarem ou encravarem mais facilmente"
Verdade
Nas mãos, embora eu AME unhas quadradas o formato oval (redondinho) dificulta essas lascadas chatas, sendo que na maioria das pessoas - eu faço bem parte dessa estimativa - as unhas das mãos são mais fracas e quebradiças.
 Já nos pés, o melhor formato são as quadradinhas, mas não é só isso.. Amiga, se você usa muito sapatos apertados  saiba que está contribuindo MUITO para que suas unhas encravem tá?

"Esmalte escuro fortalece e faz as unhas crescerem mais rápido"
NÃO!
Esmalte escuro não tem nenhuma substância "extra" que faça esse tipo de "milagre".

"Se as unhas estiverem sempre úmidas pode causar doenças"
Verdade
Umidade em excesso faz surgir micoses, por isso que muita gente acaba sendo vítima desses “unheiros" nos pés, afinal de contas a vida é muito curta para secar os pés direito antes de calçar o sapato né?

"PÁÁRA BEEECHA, acetona danifica a unha”.
Verdade
Acetona é algo muito agressivo, enfraquece mesmo deixando ela meio esbranquiçadinha;
Amiga hoje em dia o que mais tem no mercado é REMOVEDOR DE ESMALTES sem acetona! Elas são mais cheirosinhas e algumas até hidratam suas unhas.

GENTE, é utilidade pública! 
Eu como sou uma pessoa que tenho tantos esmaltes mas falta unha, posso dizer com certeza que as mãos da gente além do sorriso são um cartão de visita. 
As unhas da gente demonstram muito como anda nossos hábitos. Uma boa alimentação contribui muito para o crescimento e aspecto saudável, a unha por mais difícil que seja lembrar, ela não é um "adereço de moda" e sim uma parte do nosso corpo! :)

Ahh... Se houver interesse, tem dois produtos mega fáceis de encontrar por aí que ajudam também nas cutículas além do Mira Cuticle da Avon. 
Creme para cutículas Granado Pink e Bepantol Derma também fazem milagres.
O Granado se você usar e deixar um pouco na água morna fica belezinha, e depois de uns 8 dias em média sem se preocupar (ou até mais em alguns casos). Já o Bepantol é legal passar um pouco sempre antes de dormir.. Ele é oleoso demais para o dia a dia.

"Vambora" cuidar das unhas né? :*

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.