Uma selva chamada internet

Prepara o facão para passar pela trilha.
Vai ter textão sim porque sou dessas.
Imagem/chibishadow8.deviantart.com
A mesma terra dos memes é uma terra habitada pelos donos da verdade, juízes sem comarca, advogados sem OAB, defensores da moral e dos bons costumes e por ai vai - a lista não tem fim.

Depois do caso do gorila que foi morto porque um garotinho caiu na jaula nos EUA (matéria aqui), eu cheguei ao meu limite de horror com o julgamento das pessoas e relutei tanto para falar sobre mas após me meter em debates por aí resolvi usar o meu espaço para falar sobre essa selva cibernética.

É incrível como tem tantos desperdiçando sua energia para fazer tanto barulho, nesse caso mesmo pessoas que nem sequer liam a matéria e já diziam que eram os pais que deveriam ser mortos - mas nem vale a pena entrar nesse mérito porque depois que nos tornamos pais, as coisas mudam - mas o foco é que não consigo entender porque gastam energia por falarem de algo que não sabem/nem procuram saber, qual o propósito de semear a maldade por ai? Só por likes? 
Pessoas de opiniões são terrivelmente julgadas por pensar fora da caixinha - se você tem suas convicções e as defendem NINGUÉM vai se interessar em entrar num debate sadio, é mais fácil e mais ~lacrador~ te apedrejar e mostrar que é dono da verdade. BAAAAAASTA DISSO! Onde estão as trocas de experiências, opiniões e novos aprendizados? Porque as pessoas tem tanto prazer em apontar para o outro só pra provar "que tá certo" sendo que o ponto de vista tem tantos lados? A internet e a facilidade das pessoas falarem o que pensa ajuda e muito nisso; Eu mesma sou uma usuária do meu livre arbítrio para expressar aquilo que acredito, mas na internet só conquistei dor de cabeça e ninguém para falar de igual para igual.

Nos últimos 2 anos, as indiretas, opiniões agressivas e julgamentos infindáveis tornaram-se catastróficos pela facilidade de se expor e também pela falta do "olho no olho" - as pessoas são MUITO corajosas atrás das telas - e daí tudo desanda... Você não pode mais compartilhar o que você pensa que logo pessoas más intencionadas encontram rachaduras para chegar até você e tentar te apontar por isso, experiência própria tá? Dá pena de se ver como a sociedade está se transformando e construindo conceitos tão bestas. 


ESTE POST ESTÁ NO MEU ESPAÇO E SÃO MINHAS OPINIÕES mas aceito críticas sensatas para possível debate.


É importante  o alerta porque as pessoas na internet se esquecem de um pequeno detalhe indispensável - VOCÊ É RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE COMPARTILHA E TAMBÉM COM A REAÇÃO QUE PODERÁ OCORRER PARA OS DEMAIS. Parece retórico, mas se você divulga no seu perfil de Facebook que seja qualquer um pode comentar e você não poderá agir de hostilidade com ninguém, afinal quem não quer compartilhar de idéias diferentes pra quê então vai compartilhar numa rede social? Contraditório não? TODOS ACESSAM, tem uma caixa de comentário para isso. OBVIAMENTE sendo contra aos comentários agressivos, racistas, preconceituosos, homofóbicos e todas as outras formas de causar as paradas negativas no outro, mas porque não educadamente expor pontos de vista? Somos seres pensantes.


LEMBRANDO QUE tem uma bela diferença entre compartilhar opiniões e ser dona da verdade. Vou me usar de exemplo.


Eu tenho minhas convicções e as defendo até que me provem o contrário.
Aceito com respeito as opiniões variadas e exponho o que penso tanto quanto. Diferente seria se eu visse alguma opinião diferente e falasse "você está errada por isso isso isso", na boa quem sou eu pra dizer isso? Eu falo porque penso diferente e pronto, acata quem quer; Infelizmente pessoas convictas sofrem julgamentos e atitudes hostis na internet, e eu também me encontro nessa estatística - daí a luta de ter meu próprio canto para compartilhar meus devaneios a quem for interessado, sem invadir o espaço de ninguém.


Mas a internet não tem um manual de sobrevivência, mas indico um macete: na maioria das vezes se finja de cego, as pessoas massacram umas as outras gratuitamente. 


Felicidade incomoda, planos se concretizando incomodam, uma foto mais bonita incomoda, TUDO incomoda e a internet é uma janela para quem quer seu mal ter acesso fácil, efetivo e rápido. Compartilhe aquilo que você seja capaz de defender,aquilo que você vá ter orgulho e que você gostaria de ver se fosse no espaço do outro. Tenha em mente que tudo que você agrega em dados na rede se torna público tirando lógico aquilo que é seu por direito, então se você quer falar sobre a religião sabendo que cada um tem a sua, seja receptivo com a defesa do outro. Se você fala o que pensa NUM GERAL como já fiz tantas vezes por ai, seja receptivo com a defesa RESPEITOSA do outro e se você quer se defender, FALE POR SÍ e principalmente se não forem citados nomes A ESCOLHA DE VESTIR A CARAPUÇA É TOTALMENTE SUA! Não acuse. Se você aponta pra um três dedos voltam para você.


Onde a internet entra nisso? Em absolutamente tudo.

Páginas ansiosas por likes compartilham uma variedade infinita de idéias, chacotas, galhofas, preconceitos e conceitos. Você compartilha aquilo que casa com sua ideologia, todos vão enxergar e te julgar por isso; Poucos são os que serão educados e bem intencionados.

Poucos sabem, mas a nossa Constituição defende o livre arbítrio.



Artigo 5º da Constituição Federal 

Liberdade de consciência e de crença; liberdade de associação para fins lícitos; liberdade de pensamento; liberdade de expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação; liberdade de trabalho, ofício ou profissão; liberdade de locomoção; liberdade de informação, entre outros.

É comum verificarmos a existência das palavras “livre” e “liberdade”, usemos com sabedoria e o direito é NOSSO.

Internet, uma selva com pouco bom senso e abundante em agressividade.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.